segunda-feira, 19 de março de 2012

Louis Vuitton & Marc Jacobs

No fim de semana tive a oportunidade de ver a exposição Louis Vuitton/Marc Jacobs no Musée des Arts Decoratifs em Paris.
Só por esta exposição, já valeu a pena a viagem...
O grande objectivo desta mostra é estabelecer um paralelismo entre as duas mentes criativas que construíram e constroem a marca, levando-nos numa viagem estética relevante para quem gosta de moda.

No século XIX, Louis Vuitton conseguiu inovar com as suas malas artesanais impecáveis e o impacto foi tal que criou o famoso monograma LV para evitar imitações. Já Marc Jacobs, que assume a direcção criativa desde 1997, é o grande responsável pela modernidade da marca. As parcerias com diferentes artistas nas suas colecções e a forma como revolucionou as tradicionais malas LV, colocam-no num estatuto de estrela.
E o culminar desse estrelato foi, sem dúvida, aquele espéctaculo de apresentação da nova colecção que partilhei aqui e para o qual não há palavras.

A exposição está super bem montada..o bom gosto impera e na sala de baixo seguimos a cronologia do século XIX com montras de malas de viagem que surpreendem ..nunca pensei ser possível existir tanta variedade de malas!
No segundo piso um puzzle de vídeos de imagens misturadas mostram onde Jacobs se inspira, desde Liz Taylor a David Bowie, tudo convive na mente de Marc. Daí seguimos para salas e salas com as últimas criações da marca, mostrando que ela está viva e recomenda-se.

Mal sabia Louis Vuitton que criaria esta marca de luxo, invejada e desejada por homens e mulheres...
Seria seguramente interessante assistir a uma conversa dele com Marc Jacobs, que tão bem soube continuar o legado e levar ainda mais longe as letras LV.



1 comentário: